domingo, 8 de junho de 2014

CLASICISMO


A Literatura Portuguesa passou por várias escolas literárias ou fases nas quais o contexto histórico, a sociedade e o conhecimento da época eram refletidos nas obras. Hoje vamos explicar um desses movimentos o Classicismo, Renascimento ou Quinhentismo (séculos 1527 ao 1580), falaremos das principais características da Literatura Portuguesa e dos Escritores mais famosos. Confira o resumo abaixo e tire suas dúvidas sobre o Tema Classicismo:

Contexto Histórico: No século XVI ocorrem grandes mudanças e conflitos na Europa pois nessa época o Capitalismo já havia se imposto como modo de produção, havia reformas contra a Igreja Católica – Reformas Protestantes – que geraram a Contra Reforma Católica com a volta da Inquisição e criação do Index (livros proibidos). Há ainda as ideias do renascimento cultural e científico – a Racionalidade, o Antropocentrismo, o Movimento Humanista e Influência da Cultura Clássica (Greco-romana) que movimentam os artistas e escritores à crítica e mudança de pensamento.

Porém em Portugal esse renascimento não foi tão forte, restando fortes resquícios do período Medieval, pois havia uma convivência dos movimentos Novos (Burguesia, Cultura Clássica, Racionalismo) com os ideais conservadores medievais (feudalismo, cultura religiosa, teocentrismo).

Resumo e Esquema do Contexto e Características:

* Exaltação do Homem – Humanismo ou Antropocentrismo – homem luta para deixar na terra sua marca e não para entrar no céu.

* Culto da Antiguidade Clássica (Greco-latina) – retomada dos modelos e regras da poética e retótica dos antigos. Presença da Mitologia, dos deuses pagãos usados como figuras literárias e claras alegorias.

* Universalismo – Apego aos valores transcendentais (o Bem, o Belo, a Verdade, a Perfeição). Ajustado a valores racionais e simplificação por Lucidez, Simetria e Técnica. Mimese Aristotélica (arte é igual a imitação da natureza).

* Equilíbrio e Clareza – As obras tem harmonia de forma e conteúdo.

* Medida-Nova – Trazida da Itália por Sá de Miranda, em 1527, consiste na utilização do Verso Decassílabo ao invés da Redondilha (podia ser 5 ou 7 sílabas poéticas) e forma Fixa (Soneto, Terceto, Elegia, Ode, Oitava-rima), além da retomada do teatro clássico (comédia e epopéia de inspiração de Homero e Virgílio).

As formas poéticas do Classicismo foram mais intensamente assimiladas em Portugal que a prosa romanesca que demorou para ter obras relevantes.

As Formas da Poéticas mais Difundidas: Decassílabos (dulce stil nuovo); Decassílabo Heróico (acentuado na 6ª e 1Oª sílabas)e decassílabo sáfico (acentuado na 4ª , 8ª e 10ª sílabas).

Dentre as principais obras e escritores destaca-se Camões como um Símbolo da literatura Classicista Portuguesa, veja abaixo os principais livros e poemas desse escritor fantástico:

* Os Lusíadas – trata-se de uma epopéia com influencias de Homero e Virgílio, além da mitologia e espírito nacionalista pois exalta o povo português e suas conquistas. O Poema possui 10 cantos, com 1.102 estrófes em oitava-rima, totalizando 8.816 decassílabos heróicos e sáficos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário